A Dermatologia e o Tratamento de Câncer de Pele

formação dermatologista

Uma das doenças que mais assustam é o câncer de pele especialmente para quem mora no Brasil e tem a pele clara. A doença que se caracteriza por ter como fator de risco a intensa exposição ao sol é o principal dos tipos de cânceres. Muitas pessoas não sabem que tem a doença até já terem sido bastante comprometidas. Ressaltamos que a incidência de óbitos dentre as pessoas que desenvolvem o câncer de pele tipo não melanoma é bastante baixo.

Quando a doença é detectada logo no início pode ser facilmente curada, por isso é tão importante ter o hábito de visitar um dermatologista em joinville sc com frequência. Pessoas que tem a pele clara e se expõe muito ao sol apresentam os dois principais fatores de risco. Estudos de universidades norte-americanas observaram que a radiação ultravioleta contribui e muito para o desenvolvimento desse tipo de câncer. 

Quais São os Sinais e Sintomas do Câncer de Pele? 

Pessoas que tem bom conhecimento do seu corpo tem mais facilidade em perceber o surgimento de manchas ou pintas novas que podem representar um sinal de alerta. Embora somente com um exame clínico ou uma biópsia seja possível determinar se existe algo errado com manchas e lesões na pele todo mundo pode ficar atento aos seguintes sinais e sintomas:

  • Lesões na pele 

Ter na sua pele lesões com volume, relevo e aparência brilhante com tons como rosa, castanho ou multicolorido que sangram facilmente podem ser sinais de que algo está errado.

  • Pinta preta 

O aparecimento de pintas de coloração escura que cresce de tamanho e de maneira irregular também representa um grande risco.

  • Manchas que coçam 

Ter manchas na pele que apresentam coceira ou mesmo feridas que não cicatrizam também devem ser motivo de atenção especial.

Aplique a Regra do ABCD 

dermatologistaEssa regra foi desenvolvida por médicos dermatologistas para ajudar os pacientes a reconhecer que algo que está errado em sua pele.

A de Assimetria 

Manchas ou pintas que apresentam formas assimétricas são malignas enquanto que as manchas com formas simétricas costumam ser benignas.

B de Borda 

Quando a borda das manchas ou pintas é irregular pode ser um sinal de ser maligno enquanto que as bordas regulares indicam que provavelmente é benigno.

C de Cor 

A presença de dois ou mais tons numa mesma mancha ou pinta representam risco de ser maligno enquanto que ter apenas uma cor geralmente indica que é benigno.

D de Dimensão 

Se a mancha em questão apresenta mais de 6 mm bem provavelmente indica que algo está errado no seu organismo. Com menos de 6 mm geralmente é benigno.