Mitos e Verdades Sobre Andropausa e Testosterona

andropausa

A queda da produção de Testosterona que ocorre nos homens após os 50 anos é responsável pela redução da qualidade de vida. A baixa produção de Testosterona é denominada Hipogonadismo e seu nome popular é Andropausa. Essa doença se caracteriza por apresentar níveis abaixo do considerado normal (mínimo de 200 mg/dL) desse hormônio no organismo. Conheça o Guia do testosterona para entender sobre tudo a respeito deste universo.

O Que é Andropausa? 

Um problema que costuma incidir sobre homens que já passaram da faixa dos 40 anos e que se caracteriza por cansaço, depressão, distúrbios do sono e redução do desejo sexual. Como a produção de Testosterona fica abaixo do normal pode se tornar mais difícil ter e manter uma ereção. Sendo assim um dos sintomas da Andropausa é a disfunção erétil.

Uma doença que influencia e muito na vida sexual do homem e da sua parceira. Contudo, é um problema que pode ter cura, basta para isso fazer o tratamento adequado. Não tem motivo para se alarmar. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre Andropausa e Testosterona.

Mitos 

– Andropausa é a Menopausa Masculina 

Esse é um mito, pois são duas situações bem diferentes, para começar a menopausa atinge todas as mulheres, inevitavelmente, enquanto que a andropausa atinge apenas uma porcentagem de homens. Outra diferença é que no caso da menopausa ocorre a interrupção completa e abrupta da produção de hormônios sexuais enquanto que nos homens acontece somente uma redução dessa produção.

– Não Tem Tratamento Eficaz 

Outro grande mito sobre andropausa, não somente o tratamento de reposição de hormônios é eficaz para aumentar o desejo sexual como também para melhorar a forma como a gordura é distribuída pelo corpo não deixando que aconteçam acúmulos.

– As Aplicações de Testosterona Devem ser Diárias 

Não necessariamente, é possível que o indivíduo opte por fazer aplicações trimestrais de ZMA de maneira a contribuir para que não ocorram picos com grande quantidade do hormônio que também pode ser prejudicial para o organismo.

Verdades 

– Tratamento de Reposição Hormonal Melhora Disfunção Erétil 

Em parte a disfunção erétil é resultante da baixa produção de Testosterona no organismo, então quando o hormônio é reposto fica mais fácil. Contudo, lembramos que o lado psicológico também faz diferença.

– Andropausa Pode Atrapalhar na Reprodução 

Como a andropausa se caracteriza pela redução da produção de Testosterona no organismo pode ocorrer a queda de produção de espermatozoides o que atrapalha a reprodução.

– Andropausa Facilita Ter Outras Doenças 

Infelizmente é verdade, estudos realizados em vários países demonstraram que homens que sofrem de andropausa tem mais chances de desenvolver doenças como osteoporose, doenças cardiovasculares entre outras.