Procedimentos de importação na aduana do Paraguai

Importar produtos do Paraguai é uma forma de conseguir uma boa economia para a compra de vários itens especialmente para aqueles que desejam fazer revenda. Uma das formas mais simples de fazer esse tipo de importação é através do Sistema RTU. Esse sistema consiste em abrir uma microempresa do Simples Nacional para poder fazer a importação.  Confira aqui uma lista de sites confiáveis para comprar da China diretamente.

Lembrando que esse tipo de importação prevê transporte somente via terrestre, dessa forma é fundamental conhecer os procedimentos de importações na aduana do Paraguai. Exatamente por isso vamos explicar melhor como funciona para que você possa fazer as suas importações sem dificuldades.

O que preciso para usar o Sistema RTU? 

A sigla RTU se refere a Regime de Tributação Unificada que é a modalidade que torna possível que sejam feitas importações através do uso de microempresas desde que as mesmas estejam de acordo com as regras exigidas. O tipo de despacho realizado é o aduaneiro simplificado e a empresa deve ter cadastro no simples nacional.

Os procedimentos na aduana  

Representante credenciado

Para que se possa fazer esse tipo de processo de importação é necessário que se conte com o trabalho de um representante credenciado. Uma das funções desse profissional é providenciar que seja feita a cobrança do ICMS tornando assim mais rápido o processo de liberação em nosso país, inclusive até para comprar celulares mais baratos da China.

Além disso, esse representante deverá fazer o acompanhamento do transporte dessa mercadoria da aduana paraguaia até que chegue em território brasileiro. Outro ponto essencial é que somente mercadorias que possam a fatura de acordo com as regras da RTU podem ser transportadas. No caso de uma encomenda que não possa ser totalmente transportada no mesmo veículo é necessário que seja emitida mais de uma nota fiscal.

Isso acontece porque é contra a regra que mercadorias que estejam numa única nota sejam transportadas em veículos diferentes. Ressaltamos ainda que visando facilitar o procedimento é possível solicitar o transporte pela internet antes que chegue na aduana. Quando estiver na aduana é importante que sejam verificados os códigos de barras das mercadorias para que aconteça o registro das mesmas. A dica é ficar muito atento aos pequenos detalhes e regras de importação para que não aconteça nenhum imprevisto que acabe atrapalhando a passagem desses itens pela aduana.

Importar é um bom negócio 

Cada vez mais pessoas se convencem de que importar mercadorias do Paraguai é um excelente negócio e pode ser recompensador desde que você siga todas as regras.